F2 - SUPORTE | WINDOWS

Blog com dicas sobre informática, TI, apostilas, tutoriais, dicas, vídeo aulas, computadores, notebook, windows, linux, android, desktop, server, troubleshooting, TI, PC, Sem fins lucrativos, F2 Windows, F2, Suporte

BLOG SEM FINS LUCRATIVOS

Breaking

BLOG SEM FINS LUCRATIVOS

Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Instalando Mac OSX na VirtualBox







 Pessoal achei um ótimo tutorial no site Kero Dicas http://www.kerodicas.com, sobre a instalação do Mac OSX na VirtualBox, no final da postagem coloco o link do site. Apreciem !!!!



O Mac OS X é um sistema operativo que se tem mantido secreto para muitos, oculto por trás de um véu que apenas se desvia perante 1) Steve Jobs ou 2) um generoso cheque. Parece que muito recentemente esse tal de Mac OS X passou a ceder também à pressão de um tal de VirtualBox e de uma tecnologia chamada “virtualização”. Passa agora a ser possível, com relativa facilidade e bastante velocidade, o Mac OS X juntamente com o seu sistema Windows, com o seu sistema Linux, e veja lá, até com o seu sistema Mac!

Requisitos

  • No mínimo 20 GB de espaço livre em disco;
  • Para não comprometer o bom funcionamento de cada um dos sistemas, recomendam-se no mínimo 2 GB de RAM;
  • Um CPU que suporte tecnologias de virtualização (a grande maioria dos processadores hoje em dia suporta, convém verificar se existe, na BIOS, uma opção de activação da virtualização);
  • VirtualBox instalado, seja em Windows, Linux ou qualquer outra plataforma que este suporte;
  • Uma imagem .iso, especialmente modificada para este efeito, do Mac OS X;

Questões Legais

Legalmente, a Apple não permite que o Mac OS X seja instalado em mais equipamento algum a não ser o seu próprio (daí a recente polémica com a Psystar). Mas, por outro lado, o Mac OS X Server Edition pode ser virtualizado (caso contrário seria uma enorme falha da Apple, que inviabilizaria totalmente o uso do OS X Server num ambiente empresarial, em que hoje em dia domina a virtualização de servidores), e será esse Mac OS X Server que definiremos nas configurações da máquina virtual.
Na teoria, estamos a correr o Mac OS X Server numa máquina virtual, mas a imagem .iso não será do Mac OS X Server. Será uma modificação do Snow Leopard regular, a qual pode ser obtida via torrent. Neste post do Lifehacker (no qual se baseia este meu artigo) dá algumas dicas sobre como e onde encontrar essa imagem, pelo que o efectuar ou não o download do ficheiro fica ao critério do leitor. ;-) Caso não se sinta à vontade com este processo, pode sempre optar por comprar, por 29 euros, o DVD do Mac OS X Snow Leopard e utilizá-lo para efectuar este processo, seguindo as indicações deste comentário, também ele no Lifehacker.
Se vai efectuar o download da imagem .iso modificada, relembro que deve usá-la apenas para alguns testes ao Mac OS X a um nível pessoal e nunca, de modo algum,  utilizá-la para fins profissionais/empresariais. E claro, isto pode sempre ser um incentivo à compra de um Mac, e ao lucrar da Apple!
Considerem-se legalmente informados :-)

Configuração da Máquina Virtual

O processo é exactamente igual tanto em Windows, como em Linux, como em qualquer outro sistema operativo. No meu caso, vou exemplificar no meu sistema Ubuntu 10.04. A primeira coisa a fazer é abrir o VirtualBox, clicar em Novo > Avançar. De seguida, é necessário escolher um qualquer nome para a máquina virtual, e definir o Sistema Operativo como Mac OS X e a versão como Mac OS X Server.



De seguida é necessário definir a quantidade de RAM da máquina virtual. 1024 MB é o valor mínimo recomendável, para uma utilização modesta. Mas se quiser tirar o melhor partido possível da sua máquina virtual e fazer multitasking verdadeiro no Mac, pode aumentar esse valor à sua vontade, desde que, no mínimo, deixe 1 GB livre para o sistema “anfitirião”. Eu, por exemplo, com 4 GB (4096 MB) de RAM, defini 2048 MB.

Agora é altura de criarmos um disco rígido para a nossa máquina virtual (disco rígido esse, que na verdade, e para o sistema anfitrião, é apenas um enorme ficheiro). Clicamos em Avançar > Avançar de novo, garantindo que temos as opções Boot Hard Disk e Create new hard disk seleccionadas. Clicar em Avançar e, na janela que aparecerá, de novo em Avançar.
Um disco rígido de armazenamento expandido dinamicamente irá expandir o seu tamanho à medida que este é necessário, até atingir o limite máximo especificado pelo utilizador. Este processo ocupa menos espaço em disco, mas pode decrescer a performance ligeiramente, pois o processo de expansão é feito on-the-fly. É normalmente este o processo que uso nas minhas máquinas virtuais e acho que é o mais adequado para a grande maioria dos utilizadores que prentende apenas fazer alguns testes. Um disco rígido virtual de armazenamento de tamanho fixo tem muito maior impacto em termos de espaço em disco, já que é um ficheiro com o mesmo tamanho máximo do disco virtual que criou. Estes discos demoram também vários minutos a ser criados. A minha sugestão vai para um disco de armazenamento expandido dinamicamente. Depois de escolhido, clicar Avançar.
Agora é necessário especificar um nome e um tamanho para o disco virtual. 20 GB são o recomendado para o Mac OS, e eu não arriscaria a descer muito essa fasquia, sob pena de possíveis erros durante a instalação.
Clicamos em Avançar > Terminar. E temos a nossa máquina virtual criada. Temos agora que efecutar um algumas ajustes antes de procedermos à instalação do Mac OS.
Clicamos em Definições e seleccionamos a categoria System. Aí, desmarcamos a opção Enable EFI (special OSes only).


Na categoria Display, é possível adicionar mais memória de vídeo à nossa placa “gráfica virtual” e activar a Aceleração 2D, que poderão melhor o desempenho da nossa máquina virtual, por exemplo, na reprodução de vídeo. Acedemos agora a Armazenamento, seleccionamos o CD rotulado de Empty, à esquerda, e no painel de opções à direita, em CD/DVD Device, clicamos no ícone da pasta sobreposta pela seta a verde, e aí adicionamos a imagem .iso da qual fizemos download (quem a obteve em formato .rar só necessita de extrair o ficheiro e lá encontrará a imagem).

Escolhida a nossa imagem, clicamos em Seleccionar, seguido de OK na janela de Definições. Temos agora a máquina virtual configurada e chega a altura de se proceder ao primeiro arranque da máquina e à instalação do Mac OS X.

Instalação do Mac OS X

Seleccionamos a nossa recém-criada máquina virtual e clicamos em Iniciar. Basta seguir as instruções e clicar numa qualquer tecla (se ocorrer algum problema clique em F8 durante o arranque e digite --v,e Enter, entrará no modo de verbose onde poderá diagnosticar o que aconteceu de errado e, por exemplo, questionar aqui no KeroDicas), e passado poucos segundos deverá estar no ecrã de selecção de idioma do Mac OS.

Os passos seguintes são bastante evidentes, limitando-se à escolha da imagem, a alguma informação sobre o instalador, assim como aceitar os termos do contrato de licença do software. Quando chegar a este ecrã…
é altura de criar uma partição visível para o Mac OS X. Para isso, acedemos, a partir da barra de menu, a Utilitários > Utilitários do disco. Aí, seleccionamos, à esquerda, o disco 20 GB VBOX HARDDISK, alteramos para o separador Apagar, aí certificamo-nos que o Formato do Volume está definido como Mac OS Expandido (com registo) e escolhemos um nome para o nosso disco. De seguida, basta clicar Apagar e confirmar a operação.

De seguida, partição criada, podemos proceder a instalação. Fechamos o Utilitário do Disco (basta aceder ao menu Utilitário do Disco > Sair do Utilitário do Disco) e seleccionamos o ainda agora criado disco, clicando Continuar.

Agora é necessária alguma atenção na configuração de alguns aspectos específicos do Mac OS. Depois de clicar em Continuar, ser-lhe-á apresentado um sumário da instalação. Para garantirmos o funcionamento do Mac OS no nosso hardware, vamos clicar em Personalizar.
Aqui,as configurações variam de hardware para hardware. Se o seu processador é um processador Intel, deve configurar este ecrã da seguinte forma:
Apenas as opções acimadas devem estar marcadas. Caso, por outro lado, possuir um processador AMD, configure da seguinte maneira:
Depois de configurado segundo o seu hardware, basta clicar em Terminado e, de seguida, Instalar. A instalação, das várias que efectuei, nunca ultrapassou os 10 min,e inicia com a verificação da integridade do disco, que pode ser facilmente ignorada.
Depois de a instalação estar concluída, o sistema iniciará uma contagem decrescente de 30 segundos para se reiniciar. É fulcral que antes de o sistema se reiniciar, aceda ao menu do Virtualbox Dispositivos > CD/DVD Devices e desmarcar a entrada correspondente à sua imagem do Snow Leopard (se o seu rato estiver bloqueado na área da máquina virtual, basta clicar no Ctrl Direito).
Ainda dentro desses 30 segundos, aceda ao menu Máquina > Restaurar , e confirmar essa acção.
A sua máquina virtual deverá reiniciar-se e terá agora que configurar o seu Mac com os dados de utilizador, localização, tipo de teclado, configurações iniciais do equipamento, toda essa “burocracia informática” habitual.
E passado alguns ecrãs, bem-vindo ao seu Mac! Espécie de Mac ;)

Resolução de problemas

Áudio

Por omissão, não terá som na sua máquina virtual. É necessário instalar um driver adicional. Faça o download, no Mac OS, nesta página , e automaticamente iniciar-se-á a instalação. Basta seguir as instruções, inserir a password e no fim reiniciar o computador (se obtiver um erro ao desligar o computador, desligue pelo menu do VirtualBox). Deverá agora ter som. Não é perfeito, longe disso, por vezes com bastante “noise” e incomodativo. Mas dá para o “desenrasque”.

Teclado

O Mac OS pensa que esta a utilizar um teclado Mac, portanto algumas teclas estarão trocadas, outras até inutilizáveis. À tecla CMD (essencial no Mac, equivalente ao Control no Windows) equivale a tecla Super (aquela com o logo do Windows). Se quiser inserir ~/^ terá que pressionar a tecla onde se encontrão os caracteres ª e º. Pequenos detalhes, a que facilmente nos habituamos (digo eu que usei durante vários dias a máquina virtual para email e messenger).

Resolução

Este é sem dúvida um problema bem mais complicado. O Virtualbox suporta apenas as seguintes resoluções nativamente: 640×480, 800×600, 1024×768, 1280×1024, 1440×900. Se o seu monitor tem uma destas resoluções, poderá (facilmente) alterar a resolução. Para isso, abrimos o nosso disco, no ambiente de trabalho e aí localizamos a pasta Extra. Dentro dessa pasta, deverá estar um ficheiro de nome com.apple.Boot.plist. Abra esse ficheiro com o Editor de Texto (Clique-direito, Abrir com, Other…, TextEdit). E adicionamos o seguinte ao ficheiro, conforme é visível na imagem (o valor da resolução deverá ser ajustado conforme as suas preferências, neste caso poderia colocar qualquer uma das resoluções suportadas mencionadas em cima , sempre seguidas do x32)
Graphics Mode
1280x1024x32

Como estamos a trabalhar num ficheiro do sistema, não temos permissões para alterá-lo, pelo que temos que salvá-lo noutro local. Acedemos a File > Save As… , e preenchemos da seguinte forma:
Agora basta arrastar o ficheiro do ambiente de trabalho para a pasta Extra, e confirmar com a password do nosso sistema, já que estamos a alterar um ficheiro protegido. Basta reiniciar e se tudo correr bem, terá o seu Mac OS X na resolução máxima ;)
Para todos cuja resolução de ecrã não seja nenhuma das mencionadas acima (como eu, que vos escreve de um 1366×768), podem ver este post, e ler com especial atenção os comentários, em que encontrarão uma maneira, talvez um pouco mais complicada, de manualmente ajustarem a resolução. Eu já consegui e se alguém precisar de ajuda, já sabem ;)

Limitação de apenas 1 core

Por limitação técnica do próprio VirtualBox, máquinas virtuais que corram o Mac OS não podem ter um CPU com mais do que um core. Portanto não vale a pena atribuir mais do que isto, já que além de não ter qualquer efeito na velocidade da máquina, pode até comprometer a sua estabilidade.

Actualizações do sistema

Nunca, de modo algum, faça actualizações do sistema, através do menu ? > Software Update. Caso as faça, estas entrarão em conflito com as modificações específicas da imagem que usou, e a máquina virtual ficará inutilizável. Quanto a actualizações individuais de aplicações (instaladas por si), essas pode efectuá-las sem problema, já que a maioria não interfere com os ficheiros do sistema.

Concluindo…

2121 palavras, uma imagem .iso, um Mac OS instalado, áudio e resoluções corrigidos depois, chegamos ao fim. Tenho a dizer que estou bastante satisfeito com a performance da minha máquina virtual, mesmo em ecrã inteiro, animações, vídeos do Youtube @ 360p, tudo funciona fluida e elegantemente.

Da minha experiência, a estabilidade inicialmente não era muita e tinha alguns kernel panics, mas depois de estar a usar diariamente desde Domingo, posso dizer que não tenho experimentado nenhum destes problemas e que apenas se desligar o sistema através do menu do Mac OS consigo “criar” um kernel panic. Caso aconteça a mais alguém, basta usarem os menus do VirtualBox para desligarem a máquina.
Parece que a partir de agora aplicações para Mac OS passarão a ser abordadas mais frequente, e quem quer que tenha dúvidas, questões, dramas acerca deste OS, não deixe de partilhar e certamente obter uma resposta nos comentários. Resta dizer, apreciem o vosso fruto proibido! ;)


Fonte: http://www.kerodicas.com/dicas/artigo=35889/





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou alguma sugestão, elogio, pedido.
Se encontrar algum erro ou link, imagem quebrada, por gentileza nos informe.
E-mail: f2suporte@gmail.com
Agradecemos.

Mais visitadas na semana

Mais visitadas (SEMANA)

Minha lista de blogs

20 últimos artigos

Widget posts recentes