F2 - SUPORTE | WINDOWS

::Blog com dicas sobre informática::: , informática, apostilas, tutoriais, dicas, vídeo aulas, computadores, notebook, windows, linux, android, desktop, server, troubleshooting, TI, PC, Sem fins lucrativos

BLOG SEM FINS LUCRATIVOS

Breaking

BLOG SEM FINS LUCRATIVOS

PESQUISE EM NOSSOS SITES

Instalação do Windows 8 - Tutorial e vídeo.

 Instalando o Windows 8 Developer Preview (pt-BR)


-->

Como instalar o Windows 8[Tutorial]

Esse artigo tem como objetivo demonstrar como instalar o Windows 8 Developer Preview de forma rápida e fácil.



Aplica-se a:

  • Windows 8 todas as versões.

Requisitos Mínimos de Sistema

Para executar o Windows 8 Developer Preview o seu computador deverá atender os requisitos mínimos de sistema. Antes de iniciar a instalação consulte a tabala 1.1, a qual descreve os requisitos mínimos de sistema para executar o Windows 8.




Requisitos Mínimos de Sistema
Processador 1 GHz ou mais rápido para processadores de 32-bit (x86) ou 64-bit (x64).
Memória 1 GB de memória RAM para processadores de 32-bit (x86) ou 2 GB de memória RAM para processadores de 64-bit (x64).
Disco Rígido 16 GB de espaço livre em disco para processadores de 32-bit (x86) ou 20 GB de espaço livre em disco para processadores de 64-bit (x64).
Placa de Vídeo Dispositivo gráfico DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou superior.
Leitor de DVD DVD-R/W para executar o DVD de instalação do Windows 8.
Leitor de DVD DVD-R/W para executar o DVD de instalação do Windows 8.
Outros Dispositivos
  • Um Adaptador de Rede.
  • Monitor.
  • Teclado.
  • Mouse ou um dispositivo de apontamento compatível.
Itens Opcionais:
  • Para utilizar o toque na tela você precisará de um tela com suporte multi-touch.
Para executar Apps estilo Metro, você precisa de uma resolução de tela de 1024 X 768 ou superior.

Tabela 1.1

Download do Windows 8 Developer Preview

O download do Windows 8 Developer Preview está disponível em: http://msdn.microsoft.com/pt-br/windows/apps/br229516/ .



Executando uma Instalação Limpa do Windows 8

O método de instalação mais simples para converter um sistema de computador existente para o Windows 8 é executando uma instalação limpa. Esse método de instalação irá remover todos os programas e arquivos do seu computador, e configurará o Windows 8 com todas as configurações padrões.
Nota
Antes de executar o procedimento descrito nesse artigo, tenha certeza de que você tenha uma versão de backup atual, para evitar perder seus dados.


1 – Insira o DVD do Windows 8 no leitor de DVD e inicie o computador. A primeira tela a ser carregada na instalação é apresentada conforme mostra a figura 1.1.



Figura 1.1


Na tela inicial da instalação do Windows 8 faça as seguintes configurações:
  • No campo Language to install selecione o idioma que você pretende instalar no Windows 8. Como essa versão é Pre-Beta está disponível somente em inglês.
  • No campo Time and currency format selecione o formato de hora e moeda que você pretende utilizar. Nesse artigo iremos selecionar a opção Português (Brasil).
  • No campo Keyboard or input method selecione o modelo do seu teclado. Nesse artigo iremos selecionar Português (Brasil – ABNT).
2 – Clique no botão Next para continuar a instalação. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.2.



Figura 1.2

3 – Clique no botão Install now. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.3.



Figura 1.3


4 – Na janela Please read the license terms leia os termos da licença e selecione a opção I accept the license terms e em seguida clique no botão Next. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.4.


Figura 1.4


5 – Na janela Which type of installation do you want? você irá escolher se irá atualizar o Windows ou executar uma instalação nova. Basicamente a sua decisão irá depender da versão do Windows que você está executando e/ou se você pretende fazer uma instalação nova. Se você selecionar a opção Upgrade o Windows 8 irá manter todos os seus arquivos, configurações e programas. Se você selecionar a opção Custom (advanced) você irá instalar uma nova cópia do Windows 8 no seu computador. Nesse artigo iremos utilizar a opção Custom (advanced) para executar uma nova instalação do Windows 8. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.5.


Figura 1.5


6 – Na janela Where do you want to install Windows? escolha o local onde o Windows 8 será instalado e o tamanho da sua partição. Nesse artigo temos um volume de 20 GB de espaço livre e não temos nenhum outro volume ou partição, então clique no botão Next para continuar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.6.



Figura 1.6

7 - Na janela Installing Windows aguarde até que todos os arquivos sejam copiadas e instaladas. Após concluir essa fase da instalação e o computador reiniciar será carregada a janela conforme mostra a figura 1.7.


Figura 1.7

8 - Na janela Personalize no campo Name digite o nome do computador e em seguida clique no botão Next. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.8.



Figura 1.8

9 - Na janela Settings escolha entre as opções Use express settings e Customize. Se você escolher a opção Use express settings as configurações recomendadas serão instaladas, como por exemplo, a definição de atualizações importantes e recomendadas serão instaladas automaticamente. Se você escolhe a opção Customize você poderá customizar as configurações do Windows. Escolha a melhor opção para atender sua necessidade. Neste artigo iremos escolher a opção Use express settings. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.9.




Figura 1.9

10 - Na janela Log on no campo Email address digite o e-mail que esteja associado ao Windows Live ID para sincronizar algumas configurações, como por exemplo, os favoritos do seu navegador, históricos etc, e em seguida clique em Next ou clique em Don't want to log on with a Windows Live ID?. Nesse artigo iremos escolhe a opção Don't want to log on with a Windows Live ID?. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.10.





Figura 1.10

11 - Na janela Log on escolha entre Windows Live ID e Local account para logar no seu computador. Nesse artigos iremos escolher a opção Local account. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.11.




Figura 1.11

12 - Na janela Log on preencha os campos abaixo e em seguida clique no botão Next. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.12.
  • User name: Digite o nome do usuário.
  • Password: digite uma senha.
  • Retype password: confirme a senha.
  • Password hint: Digite um lembrete da senha.


Figura 1.12



Este artigo foi originalmente escrito por:
Luciano Lima
[MVP Enterprise Security]-[MCSA Security]-[MCSE Security]


http://lucianolimamvp.wordpress.com/
http://twitter.com/LucianoLima_MVP

 

--> >  ###############################################################################

Como instalar o Windows 8 em uma máquina virtual [vídeo]

Todos os passos para você ter o novo SO da Microsoft em seu computador sem deixar o Windows 7 de lado.

Embora o Windows 8 Consumer Preview tenha se mostrado bem estável durante os testes feitos pela equipe do Baixaki, muitas pessoas estão receosas de instalar o novo sistema operacional da Microsoft em seus computadores, mesmo utilizando dual boot. Apesar desse medo, a curiosidade para saber o que o SO trouxe de novidades é bem grande.
Para solucionar esse impasse, você pode utilizar uma máquina virtual (mais conhecida como Virtual Machine ou simplesmente VM) para rodar o Windows 8 sem abrir mão do sistema operacional que está instalado em seu computador. O processo é relativamente longo, mas bem simples. Confira abaixo todos os programas e ferramentas necessários para ter o novo SO do Bill Gates em seu PC.

Você vai precisar de...

Antes de dar continuidade ao tutorial, é importante que você tenha todos os componentes necessários instalados em seu computador. Para rodar o Windows 8 Consumer Preview em uma máquina virtual, você vai precisar de:
Como você pode reparar, o programa para a criação de VMs utilizado neste tutorial é o VirtualBox. Porém, é possível usar qualquer aplicativo do gênero. O Baixaki possui uma lista bem grande, com várias opções de ferramenta para você escolher.

O que é uma máquina virtual?

Apesar de ser um conceito bem comum para quem navega na internet há algum tempo, nem todo mundo sabe o que é uma máquina virtual. As VMs são ambientes alternativos ao SO presente em seu computador, que permite a você ter mais de um sistema operacional no PC sem a necessidade de mexer com particionamento de discos e dual boot.
Esse recurso pode ser utilizado quando você deseja testar um aplicativo (ou mesmo um sistema operacional inteiro) sem expor sua máquina a possíveis vírus ou instabilidades que podem acontecer.
Caso aconteça alguma invasão de vírus na VM, por exemplo, você pode simplesmente apagar o disco virtual criado e criar outro. O sistema operacional hospedeiro (aquele no qual a máquina virtual está sendo executada) não sofre qualquer interferência direta do SO que está sendo emulado.

Faça você mesmo

Criando a máquina virtual

Antes de iniciar a instalação do Windows 8 Consumer Preview, é preciso ter uma VM criada e devidamente configurada para abrigar o novo sistema operacional. Após a instalação do VirtualBox, é só seguir os passos abaixo para dar início ao processo de configuração do disco virtual.
1) Abra o VirtualBox e clique em “Novo” para iniciar a criação de uma nova máquina virtual. Na tela que aparecer, selecione a opção “Próximo” para configurar a VM.
2) Na nova janela, escolha o nome da máquina virtual e o sistema operacional que  será emulado. Não se esqueça de escolher a opção “Windows 8” no campo “Versão”.
3) O próximo passo é selecionar o quanto de sua memória RAM será destinada ao sistema operacional emulado. Para não sobrecarregar demais o computador e também não deixar a máquina virtual muito lenta, é aconselhado utilizar metade da memória disponível em sua máquina. Clique em “Próximo” para dar continuidade.
4) Na próxima janela, certifique-se de que as opções “Disco de Boot” e “Criar novo disco rígido” estejam selecionadas. Na tela seguinte, marque o item “VDI (VirtualBox Disk Image)” e pressione “Próximo” para seguir em frente.
5) Agora é a hora de selecionar o tamanho do disco virtual. Para que a instalação do Windows 8 aconteça sem problemas, é preciso que o HD tenha, pelo menos, 10 GB. Porém, para que você possa instalar aplicativos e armazenar arquivos na VM, é recomendado usar pelo menos 20 GB de espaço.
6) A tela seguinte exibe um resumo de tudo o que foi configurado até o momento. Para finalizar o processo, clique em “Criar”. Feito isso, sua nova máquina virtual estará pronta para receber o Windows 8.
7) Para iniciar a sua VM para o novo Windows, selecione ela na lista exibida na janela do programa e clique no botão “Iniciar”.

Iniciando a instalação do Windows 8

Na primeira execução de uma máquina virtual, o VirtualBox detecta a ausência de um sistema operacional e, por isso, exibe uma tela para você selecionar a mídia para instalação. É possível escolher o próprio drive de CD/DVD presente em seu computador (chamado de “Drive do Hospedeiro”) ou qualquer pasta e arquivo presente no PC.
No caso deste tutorial, a segunda opção será utilizada, e o arquivo a ser selecionado é a imagem ISO do Windows 8 Consumer Preview, baixada anteriormente. Ao clicar em “Próximo”, uma janela com um resumo do que foi configurado será mostrada. Caso as informações exibidas estejam corretas, pressione o botão “Iniciar” e aguarde até o boot da máquina.
O processo de instalação agora é exatamente igual ao mostrado quando você está utilizando um disco rígido real para adicionar o Windows 8. Assim que aparecer a tela para particionar o HD, não se esqueça de clicar em “New” e selecionar todo o espaço disponível.
E não precisa se preocupar com as configurações do computador hospedeiro, pois elas não sofrerão qualquer alteração durante a execução da máquina virtual. Agora, é só aproveitar para testar todos os recursos oferecidos pelo novo SO da Microsoft, sem abrir mão da estabilidade e segurança que o Windows 7 oferece.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/windows-8/13346-como-instalar-o-windows-8-em-uma-maquina-virtual-video-.htm#ixzz1pubYX9kf
Por Elaine Martins em 6 de Março de 2012



O Fórum e o Blog F2 - Suporte, sempre ajudam você com as Apostilas, tutoriais, e-books, vídeo-aulas, simuladores, gratuitos. Ajude também o Fórum e o Blog F2 - Suporte, fazendo uma doação, através do PagSeguro pode ser qualquer valor, por boleto, cartão ou débito em conta, contamos com sua ajuda!!!



Postagens mais visitadas

Minha lista de blogs

::::: VISITANTES :::::




contador

aparência numerique
contador



contador