F2 - SUPORTE | WINDOWS

::Blog com dicas sobre informática::: , informática, apostilas, tutoriais, dicas, vídeo aulas, computadores, notebook, windows, linux, android, desktop, server, troubleshooting, TI, PC

Breaking

PESQUISE EM NOSSOS SITES

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

atalhos para configurações no menu contexto do mouse ou mesmo para programas

Para quem gosta de rapidez e eficácia como bons profissionais, devem ter as suas ferramentas sempre a mão. O mesmo acontece no Windows, para administradores de redes de uma empresa, técnico informático ou mesmo um utilizador caprichoso deve ter as suas ferramentas sempre a distância de um clique ou dois. Foi pensando neste propósito que elaborei o meu primeiro Post no F2 suporte.
Imaginem encontrar atalhos para configurações no menu contexto do mouse ou mesmo para programas. Dêem uma olhada nesta imagem:







[Imagem: menutt.jpg]


Para fazerem isto é muito simples, vamos lá:

1º Fazem um backup do vosso registo do windows (ninguém é perfeito), se não sabem fazer backup do regedit procuram no Google e vão encontrar rapidinho.
2º Abram o regedit digitando “regedit” na caixa de procura do menu inicia do Windows
3º Procuram essa chave: [HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\Background\shell], se não existir podem criar
4º Ao encontrar a chave Shell cliquem com o botão direito do rato sobre ele e escolhem “Novo -> Chave”, dêem o nome do programa que quiserem adicionar como mostra a figura em baixo:
[Imagem: reg2r.jpg]

5º Cliquem em cima dessa nova chave que criaram com o botão direito do rato e façam a mesma coisa que o passo anterior “Novo -> Chave” e aqui o nome da chave tem que ser obrigatoriamente “command” sem as aspas observem a figura em baixo:
[Imagem: reg1x.jpg]

6ª Agora é que vem o principal, o comando para execução do programa. No caso de ser programa é fácil, ao criar a chave “command” é automaticamente gerado um valor da cadeia com o nome “Predefinição” no lado direito da janela do regedit(podes ver isso na figura acima), é esse valor da cadeia que vamos editar clicando 2X sobre ele. Vai aparecer uma janela pedindo o nome do valor e o dado do valor, Para o nome deixa ficar “Predefinição” para o dado do valor adiciona o caminho do executável do programa que queres adicionar como mostra a figura:[Imagem: reg3.jpg]
Depois é só clicar OK e já esta.
Agora, há casos específicos que não são programas mas sim funcionalidades do Windows, que é o caso de “Adicionar ou remover Programas, Painel de controlo e linha de comando”. A única diferença esta no dado de valor da cadeia que em vez de ser o caminho do programa é um comando específico. Aqui vai uns exemplos:

Adicionar\Remover Programas: rundll32.exe shell32.dll,Control_RunDLL appwiz.cpl,,0
Painel de controlo: rundll32.exe shell32.dll,Control_RunDLL
Linha de comado na pasta onde estas: cmd.exe /s /k pushd "%V"
Regedit (por ser um programa é só colocar o seu caminho): C:\Windows\regedit.exe

Há mais funcionalidades úteis, podem ver neste link aqui só que é em inglês:
Contexto menu.txt

[Imagem: reg4n.jpg]

E pronto, já está, não é preciso reiniciar podes logo ver o resultado.
Espero que tenham gostado e até a próxima.

Créditos e autoria: IVEXX 001




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou alguma sugestão, elogio, pedido.
Agradecemos.

Postagens mais visitadas

Minha lista de blogs

::::: VISITANTES :::::