F2 - SUPORTE | WINDOWS

Blog com dicas sobre informática, TI, apostilas, tutoriais, dicas, vídeo aulas, computadores, notebook, windows, linux, android, desktop, server, troubleshooting, TI, PC, Sem fins lucrativos, F2 Windows, F2, Suporte

BLOG SEM FINS LUCRATIVOS

Breaking

BLOG SEM FINS LUCRATIVOS

Pesquisar este blog

sábado, 14 de maio de 2011

10 dicas de segurança ao usar mensagens instantâneas

10 dicas de segurança ao usar mensagens instantâneas

Publicado em: 3 de outubro de 2005 | Atualizado em: 18 de novembro de 2005
Ilustração do uso de mensagens instantâneasAs mensagens instantâneas são um método de comunicação online semelhante ao email, exceto que normalmente são mais rápidas. Com um programa de mensagens instantâneas, como o Windows Messenger, o AOL Instant Messenger ou o Yahoo Messenger, você pode digitar a mensagem a ser enviada e o destinatário a verá quase imediatamente. Quando seu amigo digitar uma resposta, você a verá imediatamente.
Às vezes, as pessoas referem-se a conversas de mensagens instantâneas como "bate-papo", mas eles não são a mesma coisa. As mensagens instantâneas envolvem uma conversa entre duas pessoas, e o bate-papo é uma conversa em "sala de bate-papo" na Internet. Consulte Dicas para um bate-papo mais seguro para obter mais informações.

Use as mensagens instantâneas com mais segurança

A comunicação por um programa de mensagens instantâneas apresenta alguns dos mesmos riscos de segurança e privacidade que o email, mas você deve ter consciência de alguns perigos específicos.
1.Tenha cuidado ao criar um nome de exibição. Cada programa de mensagens instantâneas pede que você crie um nome de exibição, que é semelhante a um endereço de email. Seu nome de exibição não deve fornecer informações pessoais ou referir-se a elas. Por exemplo, use um apelido como Vascaíno10 em vez de JCarlosSaoPaulo.
2.Crie uma barreira contra mensagens instantâneas indesejadas. Não liste seu nome de exibição ou endereço de email em áreas públicas (como grandes diretórios da Internet ou perfis de comunidade online) nem os forneça a estranhos. Alguns serviços de mensagens instantâneas vinculam seu nome de exibição a seu endereço de email quando você se registra. A disponibilidade de seu endereço de email pode fazer com que você receba um número maior de ataques de spam e phishing.
3.Nunca forneça informações pessoais confidenciais, como seu número de cartão de crédito ou senhas, em uma conversa de mensagem instantânea.
4.Só se comunique com pessoas que estejam em sua lista de contatos ou amigos.
5.Se resolver encontrar um desconhecido que você conheça apenas de mensagens instantâneas, tome as precauções de segurança apropriadas. Por exemplo, não encontre essa pessoa sozinho, (leve um amigo ou familiar) e sempre marque encontros em locais públicos, como em um café.
6.Nunca abra imagens, baixe arquivos ou clique em links de mensagens de desconhecidos. Se vierem de um conhecido, confirme com o remetente que a mensagem (e seus anexos) é confiável. Se não for, feche a mensagem instantânea.
7.Não envie mensagens instantâneas pessoais do trabalho. Seu empregador pode ter direito de ler essas mensagens.
8.Se você usar um computador público, não selecione o recurso de logon automático. As pessoas que usarem o computador depois de você poderão ver e usar seu nome de exibição para fazer logon.
9.Monitore e limite o uso de mensagens instantâneas por seus filhos. Uma forma de fazer isso é inscrever-se no serviço de mensagens instantâneas MSN Premium, que lhe permite aprovar todos os contatos de seu filho para que possa receber mensagens instantâneas desses contatos. Você também receberá um relatório das atividades online de seu filho. Consulte o site do MSN Messenger para obter mais informações sobre os controles de restrição para menores incluídos no serviço.
10.Quando você não estiver disponível para receber mensagens, tenha cuidado com como exibe essa informação para os outros usuários. Por exemplo, você pode não querer que todos em sua lista de contatos saibam que você está "Em Almoço". Para obter mais informações, leia Controle seu status online usando o Windows Messenger e Defina seu status online.

Fonte: http://www.microsoft.com/brasil/athome/security/online/imsafety.mspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou alguma sugestão, elogio, pedido.
Se encontrar algum erro ou link, imagem quebrada, por gentileza nos informe.
E-mail: f2suporte@gmail.com
Agradecemos.

Mais visitadas na semana

Mais visitadas (SEMANA)

Minha lista de blogs

20 últimos artigos

Widget posts recentes