F2 - SUPORTE | WINDOWS

Blog com dicas sobre informática, TI, apostilas, tutoriais, dicas, vídeo aulas, computadores, notebook, windows, linux, android, desktop, server, troubleshooting, TI, PC, Sem fins lucrativos, F2 Windows, F2, Suporte

BLOG SEM FINS LUCRATIVOS

Breaking

BLOG SEM FINS LUCRATIVOS

Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de julho de 2010

Recuperar perfil corrompido do Thunderbird

Recuperando o perfil corrompido do Mozilla Thunderbird e prevenindo

OBS: ESTE É UM CONTEÚDO ANTIGO!


Atualizado em 28 de junho de 2016. Artigos para consulta abaixo:







Espero ter ajudado, deixe seu comentário, dúvida, sugestão nos comentários.




Esse tutorial eu irei tratar de um assunto de importância às nossas informações diárias , É destinado aos usuários do Cliente de Email , o Mozilla Thunderbird , que muitas vezes não nos preocupamos com isso, e só diante de um problema desses iria começar a pensar nesse assunto. Bem Falando sobre o Mozilla Thunderbird , eu considero um dos melhores do mundo Livre , e participo da comunidade Mozilla Brasil. Bem Iniciando o assunto , eu irei explicar o fundamento do funcionamento do thunderbird , ele está dividido em duas partes , o programa e o Perfil , o programa existe no windows e no linux , e o Perfil pode ser usado nos dois sistemas operacionais . O Perfil na verdade é Um Banco de dados, onde você armazena todas as informações , como caixas de email, senhas , contatos , filtros criados, pastas criadas , em fim tudo que você configurou e recebe e envia diariamente . Por ser armazenado em um disco rígido , independente do tipo de File System , NTFS ,Fat32 ou Ext3 no linux , os arquivos do thunderbird por problemas no Disco Rigido , podem ficar inaceitáveis , causando a perda de determinados arquivos fundamentais do Perfil, Gerando o comprometimento parcial do perfil, Corrompendo esse perfil por definitivo . Nesse artigo eu irei ensinar uma forma de você se prevenir e de restaurar o seu Perfil corrompido.
Para Isso vamos vamos precisar :
  1. Uma cópia do perfil Original , compactada com algum compactador .rar .zip .tar.gz .tar.bz2 .
  2. O Perfil original corrompido.
E vou ensinar :
  1. A fazer backups Freqüentes do seu Perfil
  2. A Recuperar o Perfil corrompido .
  3. Automatizar seu Backup do perfil no linux através de um script .

Então vamos Começar .
Um belo dia você abre seu Thunderbird e se depara com uma cena como essa abaixo .

Até a ficha cair que você perdeu Todos os seus emails , demora alguns minutos. Bem seu perfil está corrompido.
Bem , partindo do pré suposto que você faz backup do seu perfil constantemente, vamos recuperar esse perfil .
No meu caso eu salvava meu perfil na pasta .
/home/julio6/perfil_firefox_e_mozilla/Thunderbird/Profiles
E sempre fazia o backup do perfil na pasta .
/home/julio6/Backup
E tambem em um HD externo USB .
O nome do arquivo salvo .
Backup-do-Perfil-Mozilla-15-03-2008-02h.47m.48s.tar.gz
Então eu vou descompactar esse arquivo no console que vai mais rápido. você pode descompactar com o seu compactador principal, no windows A minha sugestão é usar winrar .
tar -xzvf Backup-do-Perfil-Mozilla-15-03-2008-02h.47m.48s.tar.gz
Bem ele criou esse diretório.
/home/julio6/Backup/home/julio6/perfil_firefox_e_mozilla/Thunderbird/Profiles/gokf0mt5.default
Então para para Recuperar seu perfil você vai precisar copiar a pasta “Mail” Do perfil corrompido e subistiturir no perfil antigo descompactado .
No meu caso o perfil corrompido foi esse abaixo .

E substituir a Pasta “Mail” do perfil Antigo descompactado.
No meu caso o perfil que eu vou substituir com dados atualizados.
Você pode criar um perfil vazio e copiar o conteudo da pasta mail para dendro desse perfil

Com isso você vai apenas recompor as menssagens Recebidas e enviadas até o dia anterior ao problema .
E para restaurar o perfil basta usar esse comando :
No Windows vai em iniciar, executar e digita.
thunderbird -p
No linux no Console
thunderbird --p
E procura a pasta do perfil, que no meu caso o perfil é
gokf0mt5.default
Esse e esse tutorial eu ensino a fazer backup e a restaurar o perfil .
Bem , agora vamos para a parte do backup .
Para que serve o backup ?
  • Serve para termos sempre em mãos os nossos dados mais importantes, que não podemos viver sem eles ,isso nos trás sempre uma certa tranqüilidade diante das incertezas dos desastres . Os desastres sempre vão acontecer, e um belo dia seu Disco Rígido com toda sua vida dentro e dados de toda sua história vai para lixo . E é nessa hora que você se pergunta, por que eu não fiz backup dos meus dados? Bem o backup deve se tornar um Hábito freqüente de quem não quer perder seus dados em vão .
No windows você pode fazer o backup dos seus dados usando o winrar , clica com o botão direito encima do perfil e manda compactar , usando o windrar . e sempre salve em Um HD externo , uma gaveta USB, se você não tem, compre uma por que é muito útil .
No linux eu uso um comando , no qual eu deixo dentro de um script , no qual posso adapta-lo a diversos lugares , como coloca-lo em uma Gaveta USB e tembem deixa-lo em em um diretório dentro do meu HD.
o nome do meu script
mozilla
O Seu conteúdo.
#!/bin/bash
#Coloque depois do .tar.gz o endereço completo do diretorio do seu perfil
#todas vez que você rodar esse script ele irá fazer backup do perfil , ja com a data e o horário do backup
tar -czvf Backup-do-Perfil-Mozilla-`date +%d-%m-%Y-%Hh.%Mm.%Ss`.tar.gz /home/julio6/Backup/home/julio6/perfil_firefox_e_mozilla
Para rodar o Script digite dentro do diretório onde está o script no console .
./mozilla
Ou direto, no console também
/home/julio6/Backup/mozilla
Rodando o script
julio6@Ubuntu-Desktop:~/Backup$ ./mozilla
tar: Removendo `/’ inicial dos nomes dos membros
/home/julio6/Backup/home/julio6/perfil_firefox_e_mozilla/
Baixe aqui O script .
Lembrando , aprenda o Hábito de fazer backup dos seus dados , antes que seja tarde demais.
Pronto


-->
Créditos: http://www.xjulio.info/blog/recuperando-o-perfil-corrompido-do-mozilla-thunderbird-e-prevenindo



Atualizado em 28 de junho de 2016. Artigos para consulta abaixo:







Espero ter ajudado, deixe seu comentário, dúvida, sugestão nos comentários.


e tiver alguma dúvida deixe sua pergunta nos comentários e responderemos


CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA NOS ENCONTRAR NAS REDES SOCIAIS.

   















/////////////////////////////////////////////////////////
http://f2info.com.br
/////////////////////////////////////////////////////////

2 comentários:

  1. Amigo,
    Eu apaguei a pasta USER.
    Recuperei a pasta toda.
    Como faço para voltar ao normal?
    Caso possa me ajudar, vou agradecer muito.
    Meu email é renatomafra31@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente desculpe pela demora em responder. Mas para esta questão sugiro que procure ajuda no nosso fórum pois lá temos uma área especifica para ajuda.
      http:www.f2suporte.com/forum
      Abraços.

      Excluir

Deixe seu comentário ou alguma sugestão, elogio, pedido.
Se encontrar algum erro ou link, imagem quebrada, por gentileza nos informe.
E-mail: f2suporte@gmail.com
Agradecemos.

Mais visitadas na semana

Mais visitadas (SEMANA)

Minha lista de blogs

20 últimos artigos

Widget posts recentes